Meio Ambiente e Agricultura: Impactos Econômicos da Adequação ao Código Florestal Brasileiro

Autores

  • Raquel Breitenbach IFRS Sertão
  • Andréa Bündchen Tecnóloga em Agronegócio pelo IFRS Câmpus Sertão

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.108-130

Palavras-chave:

Preservação ambiental. Custos de Produção. Código Florestal Brasileiro.

Resumo

A forma como se buscou historicamente o desenvolvimento no Brasil causou problemas nas esferas econômica, ambiental e social, graças a seu foco central no crescimento econômico. Destaca-se, portanto, o imperativo urgente de preservação ambiental, sendo que o cumprimento e adequação das Leis - e uma agricultura mais sustentável - têm um papel singular nesse processo. Objetivou-se, com esse trabalho, identificar e avaliar os impactos econômicos do cumprimento do Código Florestal Brasileiro (CFB), em especial os itens referentes à Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), em propriedades rurais da região Norte do Rio Grande do Sul. Para realização da pesquisa, foram selecionadas intencionalmente dez unidades de produção familiares representativas da região, que repassaram dados econômicos, ambientais e permitiram a visitação na propriedade. Nestas UPAs foram levantados dados econômico-financeiros, bem como aspectos ambientais, além de ser percorrido todo território da propriedade para analisar a conformidade da mesma com o CFB. Como resultados, identificou-se que todas as propriedades analisadas necessitam fazer adequações ao CFB, para tanto, terão redução na Renda Agrícola (RA) anual. A maior redução foi constatada na Propriedade 5, que seria de R$ 30.225,12 e a menor redução de RA foi na Propriedade 8, de R$ 1.441,61.

Biografia do Autor

Raquel Breitenbach, IFRS Sertão

Bacharel em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Mestre e Doutora em Extensão Rural. Professora do IFRS, Câmpus Sertão.

Andréa Bündchen, Tecnóloga em Agronegócio pelo IFRS Câmpus Sertão

Tecnóloga em Agronegócio pelo IFRS Câmpus Sertão

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Breitenbach, R., & Bündchen, A. (2017). Meio Ambiente e Agricultura: Impactos Econômicos da Adequação ao Código Florestal Brasileiro. Desenvolvimento Em Questão, 15(38), 108–130. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.108-130

Edição

Seção

Artigos