Meio Ambiente e Agricultura: Impactos Econômicos da Adequação ao Código Florestal Brasileiro
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.108-130Mots-clés :
Preservação ambiental. Custos de Produção. Código Florestal Brasileiro.Résumé
A forma como se buscou historicamente o desenvolvimento no Brasil causou problemas nas esferas econômica, ambiental e social, graças a seu foco central no crescimento econômico. Destaca-se, portanto, o imperativo urgente de preservação ambiental, sendo que o cumprimento e adequação das Leis - e uma agricultura mais sustentável - têm um papel singular nesse processo. Objetivou-se, com esse trabalho, identificar e avaliar os impactos econômicos do cumprimento do Código Florestal Brasileiro (CFB), em especial os itens referentes à Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), em propriedades rurais da região Norte do Rio Grande do Sul. Para realização da pesquisa, foram selecionadas intencionalmente dez unidades de produção familiares representativas da região, que repassaram dados econômicos, ambientais e permitiram a visitação na propriedade. Nestas UPAs foram levantados dados econômico-financeiros, bem como aspectos ambientais, além de ser percorrido todo território da propriedade para analisar a conformidade da mesma com o CFB. Como resultados, identificou-se que todas as propriedades analisadas necessitam fazer adequações ao CFB, para tanto, terão redução na Renda Agrícola (RA) anual. A maior redução foi constatada na Propriedade 5, que seria de R$ 30.225,12 e a menor redução de RA foi na Propriedade 8, de R$ 1.441,61.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).