O Valor de Negócio das Práticas de Tecnologia da Informação

Autores

  • Eros Viggiano de Souza
  • Marlusa de Sevilha Gosling Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.441-475

Palavras-chave:

Valor da TI, Desempenho de processos de negócio, Desempenho organizacional, Tecnologia da Informação, Partial Least Squares.

Resumo

A real contribuição da Tecnologia da Informação (TI) para a geração de valor é ainda bastante discutida, sendo que resultados de diversas pesquisas são divergentes. Alguns autores sustentam que o motivo das divergências pode residir na excessiva agregação dos construtos que se referem à TI (BRYNJOLFSSON; HITT, 2003) e ao desempenho organizacional (RAY; BARNEY; MUHANNA, 2004). Esta pesquisa empregou um modelo que procura avaliar o valor de negócio da TI por meio da relação entre os recursos internos da TI e o desempenho de processos de negócio da cadeia de valor (MOONEY; GURBAXANI; KRAEMER, 1996). Após pré-teste para verificação da linguagem do questionário, coletou-se dados de 96 empresas da área de serviços de Belo Horizonte por meio de survey transversal. Os dados foram validados e analisados com o emprego de estatística univariada e multivariada, onde Partial Least Squares Path Model foi a técnica central. Verificou-se que o construto práticas de TI, formado por uso da arquitetura de Internet, intensidade de transações digitais e intensidade de comunicações digitais internas, apresentou relação relevante com o desempenho de todos processos de negócio da cadeia de valor e razoável efeito preditivo. O modelo avaliado apresentou grau de ajuste geral elevado, indicando que a TI contribui para a geração de valor na organização. Do ponto de vista gerencial, o estudo demonstra a importância do desenvolvimento das práticas do TI e, ao explorar um modelo teórico multidimensional orientado por processos de negócio, contribui academicamente por apresentar novas perspectivas para avaliação do valor a TI.

Biografia do Autor

Eros Viggiano de Souza

Possui mestrado em Administração de Empresas na linha de Estratégia, Mercadologia e Operações na Universidade Federal de Minas Gerais. É graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e especialista em Engenharia de Software pela mesma instituição. É diretor executivo na Pyx Tecnologia (LogPyx) e dirige a área tecnológica.

Marlusa de Sevilha Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduação em bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Souza, E. V. de, & Gosling, M. de S. (2017). O Valor de Negócio das Práticas de Tecnologia da Informação. Desenvolvimento Em Questão, 15(38), 441–475. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.441-475

Edição

Seção

Artigos