O Valor de Negócio das Práticas de Tecnologia da Informação
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.441-475Palavras-chave:
Valor da TI, Desempenho de processos de negócio, Desempenho organizacional, Tecnologia da Informação, Partial Least Squares.Resumo
A real contribuição da Tecnologia da Informação (TI) para a geração de valor é ainda bastante discutida, sendo que resultados de diversas pesquisas são divergentes. Alguns autores sustentam que o motivo das divergências pode residir na excessiva agregação dos construtos que se referem à TI (BRYNJOLFSSON; HITT, 2003) e ao desempenho organizacional (RAY; BARNEY; MUHANNA, 2004). Esta pesquisa empregou um modelo que procura avaliar o valor de negócio da TI por meio da relação entre os recursos internos da TI e o desempenho de processos de negócio da cadeia de valor (MOONEY; GURBAXANI; KRAEMER, 1996). Após pré-teste para verificação da linguagem do questionário, coletou-se dados de 96 empresas da área de serviços de Belo Horizonte por meio de survey transversal. Os dados foram validados e analisados com o emprego de estatística univariada e multivariada, onde Partial Least Squares Path Model foi a técnica central. Verificou-se que o construto práticas de TI, formado por uso da arquitetura de Internet, intensidade de transações digitais e intensidade de comunicações digitais internas, apresentou relação relevante com o desempenho de todos processos de negócio da cadeia de valor e razoável efeito preditivo. O modelo avaliado apresentou grau de ajuste geral elevado, indicando que a TI contribui para a geração de valor na organização. Do ponto de vista gerencial, o estudo demonstra a importância do desenvolvimento das práticas do TI e, ao explorar um modelo teórico multidimensional orientado por processos de negócio, contribui academicamente por apresentar novas perspectivas para avaliação do valor a TI.
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