Aspectos da impenhorabilidade da pequena propriedade rural e o desenvolvimento rural: garantia constitucional da agriculta familiar
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.39.236-261Palavras-chave:
pequena propriedade rural, agricultura familiar, impenhorabilidadeResumo
O objetivo do presente artigo é analisar a abertura da agricultura familiar para o mercado, e diante dessa realidade verificar a importância da garantia constitucional da impenhorabilidade da pequena propriedade rural, além de atentar para importantes aspectos da interpretação do Poder Judiciário. No que se refere às questões metodológicas deste artigo, realizou-se uma pesquisa documental, juntamente com uma análise analítico-descritiva baseada em dados secundários como leis, jurisprudências colhidos em sites governamentais. A Constituição Federal de 1988, de forma inédita, estabeleceu a pequena propriedade rural, desde que trabalhada pela família, como bem absolutamente impenhorável para débitos gerados em decorrência de sua atividade produtiva. Verificou-se a importância da agricultura familiar para o país e demonstrou-se que o Judiciário em suas instâncias vem, em regra, participando da manutenção do agricultor familiar na pequena propriedade rural, sem perdê-la em favor de débitos constituídos em face de sua atividade produtiva, aplicando não só os ditames constitucionais, mas também a legislação infraconstitucional.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).