Gestão Social: Fernand Braudel e a Ampliação dos Debates em Torno de sua Contextualização Histórica
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.124-156Palavras-chave:
Gestão Social. Tempo histórico. História.Resumo
Este trabalho objetiva demonstrar que as críticas direcionadas à Gestão Social são construídas sobre bases históricas que carecem de referenciais adequados. Faremos a exposição das discussões que, realizadas entre críticos e defensores da idéia de consolidação da GS como um campo de saber, estão alicerçadas em autores clássicos como Adorno, Karl Popper e Boa Ventura de Souza Santos e desenvolvem-se desde os anos 90, fato que lhes confere densidade e historicidade. Demonstraremos a fragilidade das críticas, baseadas em equivocadas concepções acerca da participação popular ao longo da História do Brasil e em ausência de capacidade de percepção dos processos históricos que compõem a formação de um campo de conhecimento. Utilizamos o conceito de longa duração proposto por Fernand Braudel, através do qual é possível compreender que os fatos históricos, entre eles a constituição de uma área de conhecimento, devem ser observados a partir da pluralidade de seus tempos, que podem ser estruturais, conjunturais ou factuais. Concluímos, a partir da perspectiva analítica comparativa com outro campo de conhecimento, a História, que a Gestão Social é uma área de conhecimento e como tal encontra-se em pleno processo de discussão de seus pressupostos e paradigmas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).