Gestão Social: Fernand Braudel e a Ampliação dos Debates em Torno de sua Contextualização Histórica

Autores

  • Miguel Pacifico Filho Universidade Federal do Tocantins
  • Thelma Pontes Borges Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Airton Cardoso Cançado Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.124-156

Palavras-chave:

Gestão Social. Tempo histórico. História.

Resumo

Este trabalho objetiva demonstrar que as críticas direcionadas à Gestão Social são construídas sobre bases históricas que carecem de referenciais adequados. Faremos a exposição das discussões que, realizadas entre críticos e defensores da idéia de consolidação da GS como um campo de saber, estão alicerçadas em autores clássicos como Adorno, Karl Popper e Boa Ventura de Souza Santos e desenvolvem-se desde os anos 90, fato que lhes confere densidade e historicidade. Demonstraremos a fragilidade das críticas, baseadas em equivocadas concepções acerca da participação popular ao longo da História do Brasil e em ausência de capacidade de percepção dos processos históricos que compõem a formação de um campo de conhecimento. Utilizamos o conceito de longa duração proposto por Fernand Braudel, através do qual é possível compreender que os fatos históricos, entre eles a constituição de uma área de conhecimento, devem ser observados a partir da pluralidade de seus tempos, que podem ser estruturais, conjunturais ou factuais. Concluímos, a partir da perspectiva analítica comparativa com outro campo de conhecimento, a História, que a Gestão Social é uma área de conhecimento e como tal encontra-se em pleno processo de discussão de seus pressupostos e paradigmas.

Biografia do Autor

Miguel Pacifico Filho, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto III do Colegiado de Gestão de Cooperativas. Doutor e Mestre em História pela UNESP. Graduado em História pela UFOP.

Thelma Pontes Borges, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora de Psicologia do curso de Gestão de Cooperativas da UFT. Doutora em Psciologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Mestre em Educação pela Unicamp. Graduada em Psicologia pela UNESP.

Airton Cardoso Cançado, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto do curso de Administração da Universidade Federal do Tocantins. Pós-doutorado em  Administração pela EBAPE/FGV. Doutor em Administração pela UFLA, Mestre em administração pela UFBA e graduado em administração pela UFV.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

Pacifico Filho, M., Borges, T. P., & Cançado, A. C. (2017). Gestão Social: Fernand Braudel e a Ampliação dos Debates em Torno de sua Contextualização Histórica. Desenvolvimento Em Questão, 16(42), 124–156. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.124-156

Edição

Seção

Artigos