O Modelo de Inovação Aberta no Apoio ao Desenvolvimento Regional: o caso do PROETA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.24.141-168Palavras-chave:
Desenvolvimento Regional, Empreendedorismo, Inovação, Incubação de empresasResumo
Uma das estratégias organizacionais colaborativas para estimular o desenvolvimento regional é a chamada inovação aberta. Baseada neste modelo, a Embrapa criou o PROETA, onde há a transferência de tecnologia da Embrapa para a criação de novas empresas com o apoio de incubadoras. Este trabalho objetivou a análise da atuação e o potencial do PROETA no estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento regional. A pesquisa é exploratória e considerada estudo de caso múltiplo, com dados analisados pela técnica interpretativa. Observou-se que o PROETA tem auxiliado no desenvolvimento regional pela integração de atores, transferência de tecnologias que agregam valor a produtos tradicionais, ampliação da competitividade da indústria e busca de novas oportunidades com a troca de conhecimento entre distintas regiões brasileiras. Estes resultados indicam o potencial do PROETA para a inovação e desenvolvimento regional, com parcerias de diferentes instituições, mostrando a consolidação do modelo de inovação aberta implementada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).