Participação Virtual na Gestão Pública no Âmbito Municipal: Uma Análise dos Portais Eletrônicos das Capitais Brasileiras

Autores

  • Wellington Tavares Professor Adjunto UFOP
  • Kleomara Gomes Cerquinho Professora Adjunta UFAM
  • Ana Paula Paes de Paula Professora Titular da FACE-UFMG

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.263-290

Palavras-chave:

E-participation, Participação Virtual, Democracia Digital

Resumo

Em face da expansão da democracia participativa no mundo e das demandas sociais por maior acesso às decisões públicas por meio virtual, este estudo se objetiva identificar, apresentar e discutir as formas e possibilidades de participação cidadã na gestão pública, no âmbito municipal, a partir da internet. Para o alcance destes objetivos, busca-se elencar as principais ferramentas e espaços virtuais pelos quais tais participações têm ocorrido nas capitais dos Estados brasileiros. Para tanto, a metodologia do estudo se baseia na análise de documentos virtuais disponíveis nos portais eletrônicos das Prefeituras Municipais pesquisadas. A discussão baseia-se em conceitos relacionados à Democracia Digital e à participação na Gestão Pública, bem como o conceito de e-participation, que aponta as possibilidades de ação política direta dos cidadãos em processos decisórios, geradas pela oportunidade de participação virtual. Ao fim do trabalho, pretende-se analisar as semelhanças e divergências nas formas como as ferramentas e espaços criados pelas prefeituras têm sido disponibilizados, apresentando o nível de desenvolvimento delas e apontando suas necessidades de aprimoramento para a ampliação da participação cidadã direta.

Biografia do Autor

Wellington Tavares, Professor Adjunto UFOP

Professor Adjunto I na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduado em Administração pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais. Alguns dos focos de pesquisa e atuação são: Governo, Sociedade e usos de Redes Sociais Virtuais; Gestão Pública e Internet; Movimentos Sociais e Democracia Digital (Democracia 2.0); Democracia Participativa; Educação a Distância. Outro campo de atuação envolve o desenvolvimento regional e as relações interorganizacionais por meio de estudos sobre Arranjos Produtivos Locais (APLs), redes de empresas, cooperação e competição, e demais fatores relacionados às interações entre empresas, instituições de apoio e agentes públicos. Possui experiência acadêmica em disciplinas relacionadas à Administração Geral e Administração Pública, com destaque para as Teorias Administrativas, Cultura Organizacional, Políticas Públicas e Sociedade, Processos Decisoriais, Administração Estratégica e Gestão de Operações e Logística. Além disso, possui experiência em cursos de Graduação e Pós-Graduação na modalidade de Educação a Distância (EAD).

Kleomara Gomes Cerquinho, Professora Adjunta UFAM

Professora Adjunto da Universidade Federal do Amazonas. Doutora em Administração - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2014), Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ (2001), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2002), Graduada em Administração - Universidade Federal do Amazonas (1993), Graduada em Direito - Universidade Paulista (2007). Advogada. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Empresas Públicas e Particulares, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Tecnológica Empresarial e Governamental, Organização Empresarial e EaD. Atua, principalmente, em análise e avaliação de Portais/sites públicos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Instituições Gerais de Direito, Direito Público (Administrativo/Licitações, convênios e contratos) e Direito do Trabalho.

Ana Paula Paes de Paula, Professora Titular da FACE-UFMG

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1994), Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1998), Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós-Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2005). Realizou formação teórica em psicanálise no Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG) (2009-2014). Foi professora residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT-UFMG) (2014-2015). Atualmente é professora titular e pesquisadora da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, além de coordenadora do Núcleo de Estudos Organizacionais Críticos e Transdisciplinares do CEPEAD. Trabalha principalmente com os seguintes temas: epistemologia, transdisciplinaridade e construção do conhecimento organizacional; gestão dialógica e autogestão; movimentos sociais, minorias, participação social na gestão pública e ciberdemocracia; experiências organizacionais alternativas, economia solidária e tecnologia social; subjetividade, resistência e psicanálise de grupos e organizações; pensadores críticos nacionais e ensino e pesquisa em administração.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

Tavares, W., Cerquinho, K. G., & Paula, A. P. P. de. (2018). Participação Virtual na Gestão Pública no Âmbito Municipal: Uma Análise dos Portais Eletrônicos das Capitais Brasileiras. Desenvolvimento Em Questão, 16(43), 263–290. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.263-290

Edição

Seção

Artigos