Participação Virtual na Gestão Pública no Âmbito Municipal: Uma Análise dos Portais Eletrônicos das Capitais Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.263-290Palabras clave:
E-participation, Participação Virtual, Democracia DigitalResumen
Em face da expansão da democracia participativa no mundo e das demandas sociais por maior acesso às decisões públicas por meio virtual, este estudo se objetiva identificar, apresentar e discutir as formas e possibilidades de participação cidadã na gestão pública, no âmbito municipal, a partir da internet. Para o alcance destes objetivos, busca-se elencar as principais ferramentas e espaços virtuais pelos quais tais participações têm ocorrido nas capitais dos Estados brasileiros. Para tanto, a metodologia do estudo se baseia na análise de documentos virtuais disponíveis nos portais eletrônicos das Prefeituras Municipais pesquisadas. A discussão baseia-se em conceitos relacionados à Democracia Digital e à participação na Gestão Pública, bem como o conceito de e-participation, que aponta as possibilidades de ação política direta dos cidadãos em processos decisórios, geradas pela oportunidade de participação virtual. Ao fim do trabalho, pretende-se analisar as semelhanças e divergências nas formas como as ferramentas e espaços criados pelas prefeituras têm sido disponibilizados, apresentando o nível de desenvolvimento delas e apontando suas necessidades de aprimoramento para a ampliação da participação cidadã direta.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).