Os papéis das organizações sindicais em face da evolução das políticas públicas

Autores/as

  • Carla Toledo Universidade Federal de Viçosa
  • Nora Beatriz Presno Amodeo Departamento de Economia Rural/ Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.25.247-278

Palabras clave:

sindicato dos produtores rurais, sindicato dos trabalhadores rurais, políticas públicas

Resumen

Este artigo tem por pretensão discutir alguns aspectos ligados aos papéis de dois sindicatos (de produtores e de trabalhadores rurais) na dinamização do meio rural, através de um estudo de caso em um município mineiro. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de dissertação de mestrado em Extensão Rural sobre organizações rurais que nucleiam produtores e/ou trabalhadores rurais. Desse modo, o presente texto também traça a evolução histórica das políticas públicas no Brasil, colocando em pauta as eventuais mudanças na atuação dos sindicatos a partir da redemocratização do Estado brasileiro nos anos 1980. Assim, com o objetivo de identificar os papéis destas organizações, bem como as razões que levaram à formação das mesmas e a inter-relação com as políticas públicas foi feita primeiro uma revisão bibliográfica e documental. No delineamento da pesquisa foram realizadas entrevistas com representantes de cada organização estudada aprofundando em tais discussões e indagando-se como estas organizações constituídas anteriormente à redemocratização brasileira conseguem se adequar ou não aos novos papéis a elas atribuídos.

Biografía del autor/a

Carla Toledo, Universidade Federal de Viçosa

Gestora de Cooperativas. Estudante de mestrado em Extensão Rural pelo Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.

Nora Beatriz Presno Amodeo, Departamento de Economia Rural/ Universidade Federal de Viçosa

Engenheira Agrônoma. Doutora. Professora no departamento de Economia Rural, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.

Publicado

2014-01-07

Cómo citar

Toledo, C., & Amodeo, N. B. P. (2014). Os papéis das organizações sindicais em face da evolução das políticas públicas. Desenvolvimento Em Questão, 12(25), 247–278. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.25.247-278

Número

Sección

Artigos