Os papéis das organizações sindicais em face da evolução das políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.25.247-278Palavras-chave:
sindicato dos produtores rurais, sindicato dos trabalhadores rurais, políticas públicasResumo
Este artigo tem por pretensão discutir alguns aspectos ligados aos papéis de dois sindicatos (de produtores e de trabalhadores rurais) na dinamização do meio rural, através de um estudo de caso em um município mineiro. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de dissertação de mestrado em Extensão Rural sobre organizações rurais que nucleiam produtores e/ou trabalhadores rurais. Desse modo, o presente texto também traça a evolução histórica das políticas públicas no Brasil, colocando em pauta as eventuais mudanças na atuação dos sindicatos a partir da redemocratização do Estado brasileiro nos anos 1980. Assim, com o objetivo de identificar os papéis destas organizações, bem como as razões que levaram à formação das mesmas e a inter-relação com as políticas públicas foi feita primeiro uma revisão bibliográfica e documental. No delineamento da pesquisa foram realizadas entrevistas com representantes de cada organização estudada aprofundando em tais discussões e indagando-se como estas organizações constituídas anteriormente à redemocratização brasileira conseguem se adequar ou não aos novos papéis a elas atribuídos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).