Sustentabilidade no Semiárido: Pesquisa nos Perímetros Irrigados do baixo Jaguaribe – Ceará

Autores

  • Jessie Coutinho de Souza Tavares Universidade de Fortaleza (Unifor)
  • Mônica Mota Tassigny Universidade de Fortaleza (Unifor)
  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza (unifor)
  • Artur Gomes de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.238-268

Palavras-chave:

Perímetros irrigados. Seca. Sustentabilidade. Triple Bottom Line.

Resumo

A seca é uma variação climática presente no semiárido cuja perenidade originou ações governamentais de caráter emergencial, entre elas, os projetos de irrigação permitiram a expansão da lucratividade regional, bem como melhoraram a qualidade de vida da população. Um destes projetos foi o dos perímetros irrigados, os quais tinham como objetivo redistribuir as águas dos grandes rios para o sertão, transformar os sertanejos em pequenos e médios empresários e expandir o agronegócio. Este trabalho se propôs a diagnosticar se a sustentabilidade, sob a ótica do Triple Bottom Line, modelo proposto por Elkington (2012), foi alcançada nos Perímetros Irrigados de Jaguaribe-Apodi, Morada Nova e Tabuleiros de Russas no semiárido cearense. Por meio de pesquisa qualitativa, trabalhada em análise de conteúdo, e quantitativa, utilizando análise correlacional; concluiu-se que  a região é carente de alguns padrões que definem a sustentabilidade e encontra-se diante de outra medida governamental que pode resultar em nova ação emergencial.

Biografia do Autor

Jessie Coutinho de Souza Tavares, Universidade de Fortaleza (Unifor)

Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Atualmente é professora da disciplina de Hermenêutica Jurídica e professora tutora das disciplinas de Direito Imobiliário e Hermenêutica Jurídica na Universidade de Fortaleza

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza (Unifor)

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994),doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Professora titular do Programa de Pós Graduação em Administração UNIFOR (PPGA) e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UNIFOR).

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza (unifor)

Doutorado em Administração (em andamento) na Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado Acadêmico em Administração (Unifor), Especialização em Saúde Pública (UECE) e graduação em Psicologia (UFC).

Artur Gomes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

Graduado em Inglês pela Cambridge University (1983) e pela Michigan University - Ann Arbor (1988). É, também, graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (1996). Mestre em Administração pela Universidade Potiguar (UNP) RN. Doutor em Administração pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe onde desenvolve pesquisas sobre Sustentabilidade, Desenvolvimeto Sustentável, Orientação para o Mercado, Internacionalização e Estratégias em Organizações.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

Tavares, J. C. de S., Tassigny, M. M., Bizarria, F. P. de A., & Oliveira, A. G. de. (2017). Sustentabilidade no Semiárido: Pesquisa nos Perímetros Irrigados do baixo Jaguaribe – Ceará. Desenvolvimento Em Questão, 16(42), 238–268. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.238-268

Edição

Seção

Artigos