Sustentabilidade no Semiárido: Pesquisa nos Perímetros Irrigados do baixo Jaguaribe – Ceará
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.238-268Palabras clave:
Perímetros irrigados. Seca. Sustentabilidade. Triple Bottom Line.Resumen
A seca é uma variação climática presente no semiárido cuja perenidade originou ações governamentais de caráter emergencial, entre elas, os projetos de irrigação permitiram a expansão da lucratividade regional, bem como melhoraram a qualidade de vida da população. Um destes projetos foi o dos perímetros irrigados, os quais tinham como objetivo redistribuir as águas dos grandes rios para o sertão, transformar os sertanejos em pequenos e médios empresários e expandir o agronegócio. Este trabalho se propôs a diagnosticar se a sustentabilidade, sob a ótica do Triple Bottom Line, modelo proposto por Elkington (2012), foi alcançada nos Perímetros Irrigados de Jaguaribe-Apodi, Morada Nova e Tabuleiros de Russas no semiárido cearense. Por meio de pesquisa qualitativa, trabalhada em análise de conteúdo, e quantitativa, utilizando análise correlacional; concluiu-se que a região é carente de alguns padrões que definem a sustentabilidade e encontra-se diante de outra medida governamental que pode resultar em nova ação emergencial.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).