A Problemática do Envelhecimento no Meio Rural sob a Ótica dos Agricultores Familiares sem Sucessores

Autores

  • Rosani Marisa Spanevello Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões
  • Alessandra Matte Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Tanice Andreatta Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões
  • Adriano Lago Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.348-372

Palavras-chave:

Agricultura familiar. Sucessão. Herança. Patrimônio. Velhice.

Resumo

Objetiva-se neste artigo, analisar as situações experimentadas e perspectivas vislumbradas pelos agricultores familiares sem sucessores no que concerne a questão do amparo na velhice e no destino do patrimônio. As entrevistas foram realizadas junto a agricultores familiares sem sucessores nos municípios de Dona Francisca, Pinhal Grande e Esperança do Sul, localizados nas Regiões Central e Noroeste do Rio Grande do Sul, Brasil. Os resultados demonstram que as principais situações e encaminhamentos são: a) ser amparados pelos filhos e residir na cidade com os mesmos; b) gostariam de ser amparados pelos filhos, mas vivem numa condição de incerteza quanto ao futuro; c) gostariam de ser amparados pelos filhos, mas a tendência é a de que sejam cuidados por terceiros; d) gostariam de ser amparados pelos filhos, esperando o retorno dos descendentes a propriedade. Com relação ao patrimônio (terra), os agricultores consideram a possibilidade de vender a propriedade ou deixar o patrimônio para os filhos. Estas diferentes possibilidades construídas pelos agricultores, tanto no amparo na velhice como no encaminhamento do patrimônio, reforçam a ausência de um novo padrão único de sucessão, tornando a questão do envelhecimento um agravante social importante na agricultura familiar.

Biografia do Autor

Rosani Marisa Spanevello, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões

Agrônoma, Mestra em Extensão Rural (PPGE/UFSM), Doutora em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS), professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões.

Alessandra Matte, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Zootecnista, Mestre e Doutoranda em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Tanice Andreatta, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões

Economista, Mestra e Doutora em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS), professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões.

Adriano Lago, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões

Agrônomo, Mestre em Extensão Rural (PPGE/UFSM), Doutor em Agronegócios (CEPAN/UFRGS), professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões.

Downloads

Publicado

2017-08-11

Como Citar

Spanevello, R. M., Matte, A., Andreatta, T., & Lago, A. (2017). A Problemática do Envelhecimento no Meio Rural sob a Ótica dos Agricultores Familiares sem Sucessores. Desenvolvimento Em Questão, 15(40), 348–372. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.348-372

Edição

Seção

Artigos