O que um filme pode nos ensinar? Estudo Observacional e Análise do Tema Sustentabilidade no filme “Os Sem Floresta”

Autores

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza
  • Jessie Coutinho de Souza Tavares Universidade de Fortaleza
  • Marcus Vinicius de Oliveira Brasil Universidade de Fortaleza
  • Mônica Mota Tassigny Universidade de Fortaleza
  • Maria Aparecida da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.204-229

Palavras-chave:

Sociedade. Meio Ambiente. Sustentabilidade. Educação Ambiental

Resumo

As representações fílmicas apresentam em seu bojo simbologias capazes de representar as reflexões dicotômicas que integram a sociedade. Este artigo objetiva analisar o filme de animação “Os sem floresta”, no que diz respeito à sustentabilidade, com suporte na interação entre animais, os quais perderam parte do seu habitat florestal em virtude da construção de um condomínio residencial; e seres humanos, residentes dessa propriedade. Para a análise, realizou-se estudo observacional com suporte na linguagem fílmica, numa abordagem qualitativa, fundamentada no conceito de sustentabilidade. Como desdobramento da análise, infere-se que diante busca pela harmonia indivíduo-ambiente, o desenvolvimento sustentável se apresenta como um processo de mudança em que a exploração de recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional podem estar em harmonia quando reforça o potencial atual e futuro para atender às necessidades humanas e aspiração. Para o futuro, sugere-se que o tema seja discutido de um lugar não comum, sendo uma tarefa não alcançada por esse artigo. Acredita-se que a educação ambiental possa processar o desenvolvimento pelo sustentável e não o inverso. Um caminho alternativo pode ser a construção valorativa que subjaz as ações subjetivas sobre as questões socioambientais discutidas.

Biografia do Autor

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Administração (em andamento) na Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado Acadêmico em Administração (Unifor), Especialização em Saúde Pública (UECE) e graduação em Psicologia (UFC). Atua como Gerente da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, unidade vinculada a Coordenação de Gestão de Pessoas da Unilab.

Jessie Coutinho de Souza Tavares, Universidade de Fortaleza

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza ? UNIFOR. Pós-graduada em Direito Público (2011) e Direito e Processo do Trabalho (2012). Graduada em Direito (2010). Professora da Universidade de Fortaleza.

Marcus Vinicius de Oliveira Brasil, Universidade de Fortaleza

Doutor e Pós Doutor em Administração. Professor da Universidade Federal do Cariri

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Professora titular do Programa de Pós Graduação em Administração UNIFOR (PPGD) e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UNIFOR).

Maria Aparecida da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutorado em Engenharia de Produção (2000). Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Downloads

Publicado

2017-08-11

Como Citar

Bizarria, F. P. de A., Tavares, J. C. de S., Brasil, M. V. de O., Tassigny, M. M., & Silva, M. A. da. (2017). O que um filme pode nos ensinar? Estudo Observacional e Análise do Tema Sustentabilidade no filme “Os Sem Floresta”. Desenvolvimento Em Questão, 15(40), 204–229. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.204-229

Edição

Seção

Artigos