O que um filme pode nos ensinar? Estudo Observacional e Análise do Tema Sustentabilidade no filme “Os Sem Floresta”

Autores/as

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza
  • Jessie Coutinho de Souza Tavares Universidade de Fortaleza
  • Marcus Vinicius de Oliveira Brasil Universidade de Fortaleza
  • Mônica Mota Tassigny Universidade de Fortaleza
  • Maria Aparecida da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.204-229

Palabras clave:

Sociedade. Meio Ambiente. Sustentabilidade. Educação Ambiental

Resumen

As representações fílmicas apresentam em seu bojo simbologias capazes de representar as reflexões dicotômicas que integram a sociedade. Este artigo objetiva analisar o filme de animação “Os sem floresta”, no que diz respeito à sustentabilidade, com suporte na interação entre animais, os quais perderam parte do seu habitat florestal em virtude da construção de um condomínio residencial; e seres humanos, residentes dessa propriedade. Para a análise, realizou-se estudo observacional com suporte na linguagem fílmica, numa abordagem qualitativa, fundamentada no conceito de sustentabilidade. Como desdobramento da análise, infere-se que diante busca pela harmonia indivíduo-ambiente, o desenvolvimento sustentável se apresenta como um processo de mudança em que a exploração de recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional podem estar em harmonia quando reforça o potencial atual e futuro para atender às necessidades humanas e aspiração. Para o futuro, sugere-se que o tema seja discutido de um lugar não comum, sendo uma tarefa não alcançada por esse artigo. Acredita-se que a educação ambiental possa processar o desenvolvimento pelo sustentável e não o inverso. Um caminho alternativo pode ser a construção valorativa que subjaz as ações subjetivas sobre as questões socioambientais discutidas.

Biografía del autor/a

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Administração (em andamento) na Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado Acadêmico em Administração (Unifor), Especialização em Saúde Pública (UECE) e graduação em Psicologia (UFC). Atua como Gerente da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, unidade vinculada a Coordenação de Gestão de Pessoas da Unilab.

Jessie Coutinho de Souza Tavares, Universidade de Fortaleza

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza ? UNIFOR. Pós-graduada em Direito Público (2011) e Direito e Processo do Trabalho (2012). Graduada em Direito (2010). Professora da Universidade de Fortaleza.

Marcus Vinicius de Oliveira Brasil, Universidade de Fortaleza

Doutor e Pós Doutor em Administração. Professor da Universidade Federal do Cariri

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Professora titular do Programa de Pós Graduação em Administração UNIFOR (PPGD) e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UNIFOR).

Maria Aparecida da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutorado em Engenharia de Produção (2000). Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Publicado

2017-08-11

Cómo citar

Bizarria, F. P. de A., Tavares, J. C. de S., Brasil, M. V. de O., Tassigny, M. M., & Silva, M. A. da. (2017). O que um filme pode nos ensinar? Estudo Observacional e Análise do Tema Sustentabilidade no filme “Os Sem Floresta”. Desarollo En Cuestión, 15(40), 204–229. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.204-229

Número

Sección

Artigos