The Ecological ICMS as Inducer in the Creation of Protected Areas in Brazil: an Assessment of Policy in the States of Pernambuco, Paraná and Bahia
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.217-237Palavras-chave:
ICMS Ecológico. Unidades de Conservação. Efeito Médio de Tratamento. BrasilResumo
O principal objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia do ICMS-ecológico para induzir a criação de unidades de conservação no Brasil, analisando os resultados dessa política nos municípios dos estados do Paraná, Pernambuco e Bahia. O efeito médio do tratamento como estratégia empírica foi utilizado para esse fim. O estudo mostrou que o nível de desenvolvimento e tamanho da população das cidades é importante para explicar a dinâmica das áreas protegidas. Verificou-se que o ICMS Ecológico no Paraná apresenta melhores resultados que os observados em Pernambuco. Além disso, constatou-se que a experiência do Paraná pode servir de referência para a aplicação desta política em outros estados brasileiros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).