Franquias Virtuais: uma nova estratégia para os varejistas no e-commerce

Autores

  • Paula Narita Pereira Ebert Faculdade Meridional - Imed
  • Lurdes Marlene Seide Froemming Unijuí e Faculdade Meridional Imed
  • Daiane Johann Faculdade Meridional- Imed

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.377-399

Palavras-chave:

Franquias virtuais, Franquias virtuais. Comércio eletrônico. Varejo. Canais de distribuição, Comércio eletrônico, Varejo, Canais de distribuição

Resumo

As organizações vêm sofrendo crescentes pressões, devido às mudanças extremas e contínuas em seu ambiente organizacional, com clientes cada vez mais exigentes, muitas empresas perceberam que seus métodos tradicionais de distribuição já não se mostram compatíveis com a concorrência global e com os novos hábitos de compra e consumo dos novos consumidores. Manter os clientes é tão ou mais importante do que adquiri-los. Nesse sentido a franquia virtual se diferencia das demais modalidades de franquias por se valer das redes sociais como o principal canal de comercialização de produtos ou serviços. O objetivo central deste estudo é analisar o desenvolvimento de um novo canal de distribuição denominado franquia virtual, com base nas percepções das consultoras de franquias virtuais e de seus respectivos consumidores. O estudo fundamenta-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, constitui-se em um estudo de caso e utilizou-se da pesquisa netnográfica e observação participante aplicada a franqueados e consumidores virtuais da Rede Natura.  Os resultados apresentam contribuições sociais, econômicas e acadêmicas, uma vez que contribuem para a literatura pela contemporaneidade do assunto.

Biografia do Autor

Paula Narita Pereira Ebert, Faculdade Meridional - Imed

Graduada em administração de Empresas UPF, Especialista em MKT pela UCPEL e Mestre em Administração pela FAculdade Meridional Imed

Lurdes Marlene Seide Froemming, Unijuí e Faculdade Meridional Imed

Doutora e professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade Meridional (IMED) e Mestrado em Desenvolvimento ( UNIJUÍ).

Daiane Johann, Faculdade Meridional- Imed

Graduada em Administração de Empresas pela UPF e Mestranda em Administração na Faculdade Merdional - Imed

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

Pereira Ebert, P. N., Seide Froemming, L. M., & Johann, D. (2018). Franquias Virtuais: uma nova estratégia para os varejistas no e-commerce. Desenvolvimento Em Questão, 16(45), 377–399. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.377-399

Edição

Seção

Artigos