Franquias Virtuais: uma nova estratégia para os varejistas no e-commerce
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.377-399Keywords:
Franquias virtuais, Franquias virtuais. Comércio eletrônico. Varejo. Canais de distribuição, Comércio eletrônico, Varejo, Canais de distribuiçãoAbstract
As organizações vêm sofrendo crescentes pressões, devido às mudanças extremas e contínuas em seu ambiente organizacional, com clientes cada vez mais exigentes, muitas empresas perceberam que seus métodos tradicionais de distribuição já não se mostram compatíveis com a concorrência global e com os novos hábitos de compra e consumo dos novos consumidores. Manter os clientes é tão ou mais importante do que adquiri-los. Nesse sentido a franquia virtual se diferencia das demais modalidades de franquias por se valer das redes sociais como o principal canal de comercialização de produtos ou serviços. O objetivo central deste estudo é analisar o desenvolvimento de um novo canal de distribuição denominado franquia virtual, com base nas percepções das consultoras de franquias virtuais e de seus respectivos consumidores. O estudo fundamenta-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, constitui-se em um estudo de caso e utilizou-se da pesquisa netnográfica e observação participante aplicada a franqueados e consumidores virtuais da Rede Natura. Os resultados apresentam contribuições sociais, econômicas e acadêmicas, uma vez que contribuem para a literatura pela contemporaneidade do assunto.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).