Estereótipos e Imagem de Produtos do Brasil e da Alemanha a Partir da Percepção de Brasileiros e Alemães

Autores

  • Gabriela Gazzi UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Fernanda Lazzari UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Rodrigo Eduardo Bampi UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Luciene Eberle UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Gabriel Sperandio Milan Universidade de Caxias do Sul (UCS) http://orcid.org/0000-0003-3480-2653

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.585-620

Palavras-chave:

Estereótipos, Efeito País de Origem, Imagem de Produto, Imagem de País, Percepção dos Consumidores

Resumo

Com o objetivo de contribuir com estudos de percepção e imagem de país, este trabalho buscou identificar a percepção de alemães em relação ao Brasil e seus produtos, assim como a percepção de brasileiros em relação à Alemanha e seus produtos, traçando um paralelo com a percepção de brasileiros e de alemães quanto aos seus próprios países. Para isso, foram aplicados questionários com questões de perfil e questões dispostas em uma escala de avaliação de imagem de país e de produto, com o intuito de identificar a percepção dos respondentes em relação ao contexto avaliado. Após a análise de dados, observou-se que uma imagem positiva foi atribuída ao brasileiro e uma imagem negativa aos aspectos sociais do Brasil, tendo os brasileiros uma percepção menos positiva do Brasil que os alemães. A imagem da Alemanha em geral foi positiva, com destaque aos aspectos sociais como nível de ensino e padrões sociais e de vida considerados elevados, tendo o brasileiro uma percepção mais positiva da Alemanha do que os próprios alemães. A imagem do produto brasileiro de modo geral foi menos positiva, com percepção negativa em aspectos de tecnologia, prestígio, preço, promoção e distribuição. A imagem do produto alemão foi mais positiva, destacando aspectos relacionados à tecnologia, precisão e qualidade, ao prestígio e ao valor percebido.

Biografia do Autor

Gabriela Gazzi, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Gaduada em Comércio Internacional pela UCS - Universidade de Caxias do Sul.

Fernanda Lazzari, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Administração na Área de Marketing pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora e pesquisadora da UCS - Universidade de Caxias do Sul.

Rodrigo Eduardo Bampi, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Administração pela UCS - Universidade de Caxias do Sul. Professor e pesquisados da UCS - Universidade de Caxias do Sul.

Luciene Eberle, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Administração pelo programa em associação entre UCS - Universidade de Caxias do Sul e PUC-RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora e pesquisadora da UCS - Universidade de Caxias do Sul.

Gabriel Sperandio Milan, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Engenharia de Produção na Área de Sistemas de Qualidade pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós Doutor em Administração na Área de Marketing pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor e pesquisador da UCS - Universidade de Caxias do Sul. Consultor de empresas nas áreas de estratégia e mercado.

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Gazzi, G., Lazzari, F., Bampi, R. E., Eberle, L., & Milan, G. S. (2017). Estereótipos e Imagem de Produtos do Brasil e da Alemanha a Partir da Percepção de Brasileiros e Alemães. Desenvolvimento Em Questão, 16(42), 585–620. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.585-620

Edição

Seção

Artigos