Estereótipos e Imagem de Produtos do Brasil e da Alemanha a Partir da Percepção de Brasileiros e Alemães
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.585-620Keywords:
Estereótipos, Efeito País de Origem, Imagem de Produto, Imagem de País, Percepção dos ConsumidoresAbstract
Com o objetivo de contribuir com estudos de percepção e imagem de país, este trabalho buscou identificar a percepção de alemães em relação ao Brasil e seus produtos, assim como a percepção de brasileiros em relação à Alemanha e seus produtos, traçando um paralelo com a percepção de brasileiros e de alemães quanto aos seus próprios países. Para isso, foram aplicados questionários com questões de perfil e questões dispostas em uma escala de avaliação de imagem de país e de produto, com o intuito de identificar a percepção dos respondentes em relação ao contexto avaliado. Após a análise de dados, observou-se que uma imagem positiva foi atribuída ao brasileiro e uma imagem negativa aos aspectos sociais do Brasil, tendo os brasileiros uma percepção menos positiva do Brasil que os alemães. A imagem da Alemanha em geral foi positiva, com destaque aos aspectos sociais como nível de ensino e padrões sociais e de vida considerados elevados, tendo o brasileiro uma percepção mais positiva da Alemanha do que os próprios alemães. A imagem do produto brasileiro de modo geral foi menos positiva, com percepção negativa em aspectos de tecnologia, prestígio, preço, promoção e distribuição. A imagem do produto alemão foi mais positiva, destacando aspectos relacionados à tecnologia, precisão e qualidade, ao prestígio e ao valor percebido.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).