Inovação e Desempenho no Agronegócio: Evidências em uma Microrregião do Estado de São Paulo

Autores

  • David Ferreira Lopes Santos UNESP - Univ. Estadual Paulista
  • Juliana Borba de Moraes Farinelli UNESP - Univ. Estadual Paulista
  • Mario Henrique Zampieri Neves Banco Itaú Unibanco S.A.
  • Leonardo Fernando Cruz Basso Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.442-483

Palavras-chave:

Agroindústria, Capacidade de Inovar, Produtores Rurais, Resultado Empresarial.

Resumo

Esta pesquisa analisa o relacionamento entre inovação e desempenho na cadeia do agronegócio em Jaboticabal-SP. Há um espaço teórico-empírico não explorado quando a inovação e o desempenho, ao nível da empresa, são entendidos dentro de um espaço geográfico, em especial, no agronegócio. Deste modo, realizou-se duas surveys com total de 67 respondentes junto a produtores rurais (37) da região e empresas voltadas ao agronegócio da cidade (30). Os dados quantitativos foram tratados por meio de análise fatorial e análise de regressão. Os resultados foram distintos entre as amostras. As unidades agropecuárias concentraram seus esforços na produção de cana-de-açúcar e amendoim, com elevado nível de mecanização e esforços em inovação. Agrupou-se esses esforços em três fatores: Gestão de Operações e Suprimento, Tecnologia Agrária e Tecnologia Farmoquímica; as duas primeiras apresentaram influência significativa na redução de custos e a última, mais contundente, na relação com o aumento da capacidade de produção e melhoria da qualidade dos produtos. Quanto às empresas, verificou-se que há nove setores econômicos distintos na cidade associadas ao agronegócio. Os esforços em inovação foram significativos em: P&D Interno, Introdução de Inovações Tecnológicas e o Capital Humano, o que explicou, sobretudo, o comportamento das variáveis voltadas ao mercado.

Biografia do Autor

David Ferreira Lopes Santos, UNESP - Univ. Estadual Paulista

Professor Assistente Doutor no Departamento de Economia, Administração e Educação junto a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterináras, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Juliana Borba de Moraes Farinelli, UNESP - Univ. Estadual Paulista

Mestranda em Administração pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Engenheira Agrônoma pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Mario Henrique Zampieri Neves, Banco Itaú Unibanco S.A.

Analista de Tecnologia e Informação do Banco Itaú Unibanco S.A.. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Leonardo Fernando Cruz Basso, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor Titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica, Mestrado e Doutorado em Economia pela New School for Social Research, e Pós-Doutorado pela Bielefeld University.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

Santos, D. F. L., Farinelli, J. B. de M., Neves, M. H. Z., & Basso, L. F. C. (2017). Inovação e Desempenho no Agronegócio: Evidências em uma Microrregião do Estado de São Paulo. Desenvolvimento Em Questão, 16(42), 442–483. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.442-483

Edição

Seção

Artigos