Inovação e Desempenho no Agronegócio: Evidências em uma Microrregião do Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.442-483Palabras clave:
Agroindústria, Capacidade de Inovar, Produtores Rurais, Resultado Empresarial.Resumen
Esta pesquisa analisa o relacionamento entre inovação e desempenho na cadeia do agronegócio em Jaboticabal-SP. Há um espaço teórico-empírico não explorado quando a inovação e o desempenho, ao nível da empresa, são entendidos dentro de um espaço geográfico, em especial, no agronegócio. Deste modo, realizou-se duas surveys com total de 67 respondentes junto a produtores rurais (37) da região e empresas voltadas ao agronegócio da cidade (30). Os dados quantitativos foram tratados por meio de análise fatorial e análise de regressão. Os resultados foram distintos entre as amostras. As unidades agropecuárias concentraram seus esforços na produção de cana-de-açúcar e amendoim, com elevado nível de mecanização e esforços em inovação. Agrupou-se esses esforços em três fatores: Gestão de Operações e Suprimento, Tecnologia Agrária e Tecnologia Farmoquímica; as duas primeiras apresentaram influência significativa na redução de custos e a última, mais contundente, na relação com o aumento da capacidade de produção e melhoria da qualidade dos produtos. Quanto às empresas, verificou-se que há nove setores econômicos distintos na cidade associadas ao agronegócio. Os esforços em inovação foram significativos em: P&D Interno, Introdução de Inovações Tecnológicas e o Capital Humano, o que explicou, sobretudo, o comportamento das variáveis voltadas ao mercado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).