Aglomerações da Oferta de Ensino Superior e do Mercado de Trabalho no Nordeste do Brasil: Uma Análise Espacial
Palavras-chave:
análise exploratória de dados espaciais, ensino superior, mercado de trabalho, NordesteResumo
Este trabalho analisa a distribuição espacial da oferta de ensino superior e do mercado de trabalho nos municípios do Nordeste. Para tanto, divide as áreas de oferta do ensino superior e os setores do mercado de trabalho em grupos estabelecidos pela classificação internacional das Nações Unidas. Através da análise exploratória de dados espaciais (AEDE), os resultados deste estudo revelam que a oferta de ensino superior nos municípios do Nordeste está concentrada na área da educação, além deste ser o setor que mais emprega mão de obra com ensino superior. Todavia, a maior parte dos trabalhadores está empregada na área de agricultura e veterinária que também são marcadas por altas concentrações de analfabetos e de baixo nível de PIB per capita. Ademais, os setores mais dinâmicos da economia (como os voltados para negócios, produção e serviços) estão concentrados no litoral, principalmente em torno das regiões metropolitanas de Salvador, Recife e Fortaleza.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).