Desenvolvimento Municipal das Microrregiões do Estado do Tocantins: uma análise a partir do índice Firjan de desenvolvimento municipal
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.44-62Palavras-chave:
Desenvolvimento Municipal. Desenvolvimento humano. LiberdadesResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento municipal das microrregiões do Estado do Tocantins, tomando como marco temporal o período de 2000 e 2010, partindo, para tanto, do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – IFDM. A base teórica leva em conta o pensamento de Amartya Sen, que apresenta um novo olhar sobre o vocábulo desenvolvimento, entendendo-o como um processo de expansão das liberdades reais que as pessoas desfrutam com vistas ao atendimento daquilo que desejam. Posto isso, buscamos analisar os dados relativos ao PIB per capita, os gastos públicos nas funções saúde e educação e o índice FIRJAN de desenvolvimento municipal e, partindo, da tabulação dos dados, foi possível cartografar o desenvolvimento municipal das microrregiões do Estado do Tocantins. Algumas das conclusões a que pudemos chegar é que o Estado do Tocantins apresentou, no período em análise, desenvolvimento municipal em todas as suas microrregiões, bem como também crescimento econômico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.