Desenvolvimento Municipal das Microrregiões do Estado do Tocantins: uma análise a partir do índice Firjan de desenvolvimento municipal
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.44-62Keywords:
Desenvolvimento Municipal. Desenvolvimento humano. LiberdadesAbstract
Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento municipal das microrregiões do Estado do Tocantins, tomando como marco temporal o período de 2000 e 2010, partindo, para tanto, do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – IFDM. A base teórica leva em conta o pensamento de Amartya Sen, que apresenta um novo olhar sobre o vocábulo desenvolvimento, entendendo-o como um processo de expansão das liberdades reais que as pessoas desfrutam com vistas ao atendimento daquilo que desejam. Posto isso, buscamos analisar os dados relativos ao PIB per capita, os gastos públicos nas funções saúde e educação e o índice FIRJAN de desenvolvimento municipal e, partindo, da tabulação dos dados, foi possível cartografar o desenvolvimento municipal das microrregiões do Estado do Tocantins. Algumas das conclusões a que pudemos chegar é que o Estado do Tocantins apresentou, no período em análise, desenvolvimento municipal em todas as suas microrregiões, bem como também crescimento econômico.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).