Percepção Ambiental de Trabalhadores em Empresa Certificada ISO 14001: práticas e comportamentos

Autores

  • Alexandre de Oliveira e Aguiar Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo
  • Cristiano Silveira Ribeiro Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Ana Paula Branco do Nascimento Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.316-335

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Treinamento Ambiental, Percepção Ambiental, Comportamento Ambiental

Resumo

Empresas certificadas no Sistema de Gestão Ambiental ISO14001 desenvolvem programas para controle de seus aspectos ambientais por meio de procedimentos e práticas como coleta seletiva de resíduos, medidas de economia de energia e consumo de água, entre outros. A aplicação de práticas ambientais dentro da empresa pode influenciar a atitude ambiental do trabalhador fora dela. Este trabalho visa estudar as práticas ambientais aplicadas pelo trabalhador no interior de uma empresa, a correlação desta com a vida cotidiana e se essas práticas estão relacionadas com a atitude do trabalhador fora do ambiente profissional. Foram obtidas 147 respostas de um questionário desenvolvido especificamente para esta pesquisa com funcionários de uma empresa de tratamento de superfície de metais. Os resultados foram tratados analisando-se as correlações bivariadas entre as respostas. Além do questionário, foram obtidas informações operacionais e de gestão ambiental da empresa. A análise dos resultados triangulou ambas informações. Destaca-se que entre as assertivas ligadas a postura da empresa aquelas em que a atitude da liderança serve como estímulo ao comportamento ambientalmente responsável se correlacionou com o maior número de assertivas sobre comportamento do funcionário. Como resultado da pesquisa realizada concluiu-se que as ações de formação de desenvolvimento dos trabalhadores podem ser revistas no sentido de apresentar abordagens práticas a vida profissional e cotidiana e de forma a despertar no trabalhador a percepção ambiental sobre a relação de seus impactos internos e externos sobre o meio ambiente.

Biografia do Autor

Alexandre de Oliveira e Aguiar, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo

Engenheiro Químico pela Escola Politécnica da USP. Mestre e Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Professor da Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Cristiano Silveira Ribeiro, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Mestre em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidde pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo. Consultor do MWC Office.

Ana Paula Branco do Nascimento, Universidade Nove de Julho

Doutora em Ecologia Aplicada pela Universidade de São Paulo - ESALQ/USP. Mestre em Ecologia de Agroecossistemas pela Universidade de São Paulo - ESALQ/USP. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professora da Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

Aguiar, A. de O. e, Ribeiro, C. S., & Nascimento, A. P. B. do. (2018). Percepção Ambiental de Trabalhadores em Empresa Certificada ISO 14001: práticas e comportamentos. Desenvolvimento Em Questão, 16(45), 316–335. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.316-335

Edição

Seção

Artigos