Percepção Ambiental de Trabalhadores em Empresa Certificada ISO 14001: práticas e comportamentos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.316-335Keywords:
Gestão Ambiental, Treinamento Ambiental, Percepção Ambiental, Comportamento AmbientalAbstract
Empresas certificadas no Sistema de Gestão Ambiental ISO14001 desenvolvem programas para controle de seus aspectos ambientais por meio de procedimentos e práticas como coleta seletiva de resíduos, medidas de economia de energia e consumo de água, entre outros. A aplicação de práticas ambientais dentro da empresa pode influenciar a atitude ambiental do trabalhador fora dela. Este trabalho visa estudar as práticas ambientais aplicadas pelo trabalhador no interior de uma empresa, a correlação desta com a vida cotidiana e se essas práticas estão relacionadas com a atitude do trabalhador fora do ambiente profissional. Foram obtidas 147 respostas de um questionário desenvolvido especificamente para esta pesquisa com funcionários de uma empresa de tratamento de superfície de metais. Os resultados foram tratados analisando-se as correlações bivariadas entre as respostas. Além do questionário, foram obtidas informações operacionais e de gestão ambiental da empresa. A análise dos resultados triangulou ambas informações. Destaca-se que entre as assertivas ligadas a postura da empresa aquelas em que a atitude da liderança serve como estímulo ao comportamento ambientalmente responsável se correlacionou com o maior número de assertivas sobre comportamento do funcionário. Como resultado da pesquisa realizada concluiu-se que as ações de formação de desenvolvimento dos trabalhadores podem ser revistas no sentido de apresentar abordagens práticas a vida profissional e cotidiana e de forma a despertar no trabalhador a percepção ambiental sobre a relação de seus impactos internos e externos sobre o meio ambiente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).