Uso do Barômetro da Sustentabilidade para Avaliação de um Município Localizado em Região Semiárida do Nordeste Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.25.189-217Palavras-chave:
Qualidade de água, Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, Escalas de desempenho.Resumo
O aumento das atividades industriais e econômicas teve como consequência o aparecimento de problemas ambientais que afetam a qualidade de vida desencadeando, desse modo, uma crise de relações entre sociedade e ambiente. Nesse contexto de modificações culturais, sociais e ambientais surge o conceito de desenvolvimento sustentável e junto a ele os indicadores de sustentabilidade que, por meio de vários índices agregados, apresentam papel central no processo de tomada de decisão, isto é, na transformação da informação em ações concretas objetivando o interesse coletivo. Atentando para isto, este trabalho teve como objetivo avaliar a sustentabilidade do município de Caicó-RN por meio da aplicação do Barômetro da Sustentabilidade (BS) e a partir dos resultados fazer uma análise de como eles podem influenciar na qualidade da água que abastece o município. Foram feitas escalas de desempenho do município e os resultados foram tratados e colocados em escalas relativas que variam de 0 a 100. Os resultados indicam que o município estudado ocupa uma posição potencialmente insustentável de acordo com a metodologia da ferramenta, necessitando, deste modo, de políticas públicas que melhorem esse quadro.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).