Responsabilidade Social Corporativa e Empreendedorismo: Evidências e fragilidades
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.24.260-288Palavras-chave:
Empreendedorismo, inovação e responsabilidade social corporativa, valor, racionalidadeResumo
A incipiente presença do empreendedorismo corporativo acompanhado da inovação nos debates e reflexões da responsabilidade social corporativa (RSC) vem de um lado, distanciando a produção acadêmica brasileira deste campo, dos demais países do hemisfério norte, e do outro lado, deixando o campo da RSC carente, de modelos interpretativos dos fenômenos contemporâneos vinculados ao empreendedorismo e inovação, em curso nas empresas brasileiras. O presente artigo tem por objetivo analisar a RSC na perspectiva do empreendedorismo e inovação, buscando explorar e identificar as interfaces e conexões, e propõe um modelo de análise para ampliar e facilitar a interpretação. A metodologia descritiva e exploratória adotada norteou a condução da pesquisa. Os resultados apontam para a proposta de modelo de análise constituído de quatro dimensões a saber: racionalidade, compreensão intuitiva, valor e gestão das incertezas, apoiado no empreendedorismo e inovação. O modelo de análise eleva a compreensão e interpretação da RSC.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).