Análise dos níveis de participação institucional e de gestão social no Território da Cidadania Noroeste Colonial RS

Autores

  • Nilson Luiz Costa Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),Campus Palmeira das Missões http://orcid.org/0000-0003-2000-1521
  • Antonio Joreci Flores Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Viviane Ottonelli Costa Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Território da Cidadania Noroeste Colonial RS/Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Elaine Marisa Andriolli Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Antônio Cordeiro de Santana Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.181-198

Palavras-chave:

Desenvolvimento territorial, Desenvolvimento Territorial. Gestão Social. Participação Institucional., Capital social, Arranjo instyitucional

Resumo

O objetivo do presente artigo foi caracterizar a socioeconomia do Território da Cidadania Noroeste Colonial RS e avaliar os níveis de participação institucional e gestão social no âmbito das relações entre o Colegiado de Desenvolvimento Territorial e as institucionalidades. Pretendeu-se, com isso, identificar se os atores estão aptos a liderar o processo de planejamento do desenvolvimento territorial. A caracterização socioeconômica foi realizada através da estatística descritiva e análise gráfica e os níveis de participação institucional e gestão social foram aferidos por meio da Análise Fatorial Exploratória. Um componente fundamental da pesquisa, com enfoque de cidadania, foi a busca por informações e diálogo com a sociedade política e sociedade civil, bem como o seu entendimento e envolvimento com a política de desenvolvimento territorial e desenvolvimento sustentável. A pesquisa foi realizada em 21 dos 34 municípios do Território em questão teve-se como público participante, 116 pessoas integrantes de entidades como os Conselhos Municipais de Desenvolvimento – COMUDES, entidade essa que é composta, tanto por agentes públicos como por entidades e pessoas da sociedade civil de cada município. Entre os principais resultados, destacam-se a existência de assimetrias socioeconômicas entre os municípios do território e o surgimento de um elevado nível de consciência e engajamento em torno da política de desenvolvimento territorial.

Biografia do Autor

Nilson Luiz Costa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),Campus Palmeira das Missões

Graduado em Ciências Econômicas, Especialista em Comércio Exterior, Mestre em Planejamento do Desenvolvimento e Doutor em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Amazônia (Ufam).

Antonio Joreci Flores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduado em Administração, mestre e doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Crus do Sul (Unisc).

Viviane Ottonelli Costa, Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Território da Cidadania Noroeste Colonial RS/Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pedagoga, Mestre em Educação.

Elaine Marisa Andriolli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Administração de Empresas, mestranda em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Antônio Cordeiro de Santana, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Graduado em Agronomia, Mestre em Economia Rural e Doutor em Economia Aplicada.

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

Costa, N. L., Flores, A. J., Costa, V. O., Andriolli, E. M., & Santana, A. C. de. (2019). Análise dos níveis de participação institucional e de gestão social no Território da Cidadania Noroeste Colonial RS. Desenvolvimento Em Questão, 17(46), 181–198. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.181-198

Edição

Seção

Artigos