Análise dos níveis de participação institucional e de gestão social no Território da Cidadania Noroeste Colonial RS
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.181-198Mots-clés :
Desenvolvimento territorial, Desenvolvimento Territorial. Gestão Social. Participação Institucional., Capital social, Arranjo instyitucionalRésumé
O objetivo do presente artigo foi caracterizar a socioeconomia do Território da Cidadania Noroeste Colonial RS e avaliar os níveis de participação institucional e gestão social no âmbito das relações entre o Colegiado de Desenvolvimento Territorial e as institucionalidades. Pretendeu-se, com isso, identificar se os atores estão aptos a liderar o processo de planejamento do desenvolvimento territorial. A caracterização socioeconômica foi realizada através da estatística descritiva e análise gráfica e os níveis de participação institucional e gestão social foram aferidos por meio da Análise Fatorial Exploratória. Um componente fundamental da pesquisa, com enfoque de cidadania, foi a busca por informações e diálogo com a sociedade política e sociedade civil, bem como o seu entendimento e envolvimento com a política de desenvolvimento territorial e desenvolvimento sustentável. A pesquisa foi realizada em 21 dos 34 municípios do Território em questão teve-se como público participante, 116 pessoas integrantes de entidades como os Conselhos Municipais de Desenvolvimento – COMUDES, entidade essa que é composta, tanto por agentes públicos como por entidades e pessoas da sociedade civil de cada município. Entre os principais resultados, destacam-se a existência de assimetrias socioeconômicas entre os municípios do território e o surgimento de um elevado nível de consciência e engajamento em torno da política de desenvolvimento territorial.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).