Desenvolvimento Humano dos Municípios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul Contidos no Bioma Pantanal

Autores

  • Junior Miranda Scheuer Universidad de la República, Montevidéu, Uruguai
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Ronaldo José Neves In memoriamUniversidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.82-96

Palavras-chave:

Renda, Renda. Longevidade. Educação. Emancipação. Geotecnologias., Longevidade, Educação, Emancipação, Geotecnologias

Resumo

Objetivou-se avaliar, por meio do Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) dos municípios do bioma Pantanal, o desenvolvimento humano da fundação e/ou emancipação municipal, estabelecendo comparações ao IDHM dos municípios pantaneiros com o IDH brasileiro e dos estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS). Selecionou-se os municípios de MT e MS contidos no bioma, agrupados por data de fundação/emancipação em períodos de 50 anos. Os municípios fundados no século XVIII apresentaram os melhores resultados no IDHM (m) e nos indicadores de renda (m) e educação (m). Os emancipados em 1913 a 1963 destacaram-se no de longevidade (m). Os emancipados entre 1811 a 1861 perfizeram os menores valores para o IDHM (m), renda (m), educação (m) e longevidade (m). Os municípios de MT e MS contidos no bioma exibiram resultados inferiores quando comparado aos estados e ao Brasil. A emancipação que não observa a sustentabilidade sócio-estrutural pode resultar na criação de municípios sem as características básicas de manutenção e de suporte ao desenvolvimento humano, a exemplo de Barão de Melgaço e Bodoquena. Concluiu-se que o desenvolvimento humano da fundação/emancipação dos municípios não associaram-se, diretamente, com os períodos de sua criação, ou seja, os mais antigos, de maneira geral, não se sobressaíram aos mais novos, e vice e versa. Ademais, questões como o perfil da gestão e administração pública, políticas públicas, localização geográfica, riquezas naturais, infraestrutura etc., podem contribuir significativamente com os resultados do IDHM tanto positivamente quanto negativamente. 

Biografia do Autor

Junior Miranda Scheuer, Universidad de la República, Montevidéu, Uruguai

Mestre em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Tangará da Serra/MT. Doutorando em Ciências Agrárias pela Universidad de la República (Udelar), campus de Montevidéu, Uruguai. Atualmente é assistente de professor na Facultad de Agronomia da Universidad de la República, Montevidéu/Uruguai e possui bolsa de doutorado na Comisión Académica de Posgrado.

Sandra Mara Alves da Silva Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora dos Programas de Pós-graduação em Ambiente e Sistemas de Produção e de Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Atua principalmente nos seguintes temas: Geotecnologias aplicadas a detecção de mudanças na cobertura vegetal e uso da terra, Planejamento Ambiental e Paisagem.

Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professora do Programa de Pós-graduação em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Possui pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015-2016). Atua principalmente nos seguintes temas: Geotecnologias aplicadas aos estudos ambientais, Sensoriamento Remoto, Análise de imagem e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências e Matemática.

Ronaldo José Neves, In memoriamUniversidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (In memoriam). Era professor adjunto (Doutor) no curso de graduação em Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT - Campus Cáceres), e nos Programas de Pós-graduação stricto sensu em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (Campus de Tangará da Serra) e Geografia (Campus Cáceres). Possuía experiência na área de Geografia e Interdisciplinar. Atuava nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Cartografia para escolares e Geotecnologias aplicada aos estudos geográficos e interdisciplinares. Embora o professor tenha falecido em março de 2016 há produções em que contribuiu aguardando publicação e por esse motivo somente esse item de seu currículo será atualizado, em sinal de respeito a sua atuação profissional.

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

Scheuer, J. M., Neves, S. M. A. da S., Galvanin, E. A. dos S., & Neves, R. J. (2018). Desenvolvimento Humano dos Municípios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul Contidos no Bioma Pantanal. Desenvolvimento Em Questão, 16(45), 82–96. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.82-96

Edição

Seção

Artigos