Regulação do Mercado de Capitais e Desenvolvimento Empresarial no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.81-101Palavras-chave:
Mercado de Capitais, Ambiente Institucional, Desenvolvimento EmpresarialResumo
Este ensaio tem por finalidade analisar como a evolução do ambiente institucional regulador do mercado de capitais tem influenciado o desenvolvimento empresarial no Brasil. Procurou-se compreender a formação histórica do mercado, assim como a construção de suas instituições e os efeitos da regulação sobre as estruturas de governança das empresas através do método histórico de investigação. A análise conduziu ao resultado de que as disposições impostas pelo ambiente institucional foram determinantes no desempenho do mercado ao longo do tempo. Em suas origens, as instituições representaram óbices à atividade econômica, culminando no atraso da consolidação da indústria acionária no país. Quando se desenhou o ambiente macroinstitucional do mercado, este passou a constituir uma alternativa às empresas para a economia de custos de transação. Assim, com a implantação da governança corporativa como mecanismo de transparência do sistema acionário, o aprimoramento da gestão se caracteriza como o desenvolvimento empresarial brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).