Regulação do Mercado de Capitais e Desenvolvimento Empresarial no Brasil

Autores/as

  • Ariana Inês Sachett
  • Heron Sergio Moreira Begnis Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.81-101

Palabras clave:

Mercado de Capitais, Ambiente Institucional, Desenvolvimento Empresarial

Resumen

Este ensaio tem por finalidade analisar como a evolução do ambiente institucional regulador do mercado de capitais tem influenciado o desenvolvimento empresarial no Brasil. Procurou-se compreender a formação histórica do mercado, assim como a construção de suas instituições e os efeitos da regulação sobre as estruturas de governança das empresas através do método histórico de investigação. A análise conduziu ao resultado de que as disposições impostas pelo ambiente institucional foram determinantes no desempenho do mercado ao longo do tempo. Em suas origens, as instituições representaram óbices à atividade econômica, culminando no atraso da consolidação da indústria acionária no país. Quando se desenhou o ambiente macroinstitucional do mercado, este passou a constituir uma alternativa às empresas para a economia de custos de transação. Assim, com a implantação da governança corporativa como mecanismo de transparência do sistema acionário, o aprimoramento da gestão se caracteriza como o desenvolvimento empresarial brasileiro.

Biografía del autor/a

Ariana Inês Sachett

Economista. Graduada em Ciências Econômicas pela UNISC

Heron Sergio Moreira Begnis, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Graduado em Ciências Econômicas pela UNISC. Mestre em Economia Rural (IEPE/UFRGS), Doutor em Agronegócios (CEPAN/UFRGS), Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGA/UNISC).

Publicado

2019-05-22

Cómo citar

Sachett, A. I., & Begnis, H. S. M. (2019). Regulação do Mercado de Capitais e Desenvolvimento Empresarial no Brasil. Desenvolvimento Em Questão, 17(47), 81–101. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.81-101