Desenvolvimento Regional e Imprensa: estado da arte e perspectivas teóricas

Autores

  • Fausto Cheida Curadi Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Leonardo Brandão Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.299-313

Palavras-chave:

Desenvolvimento regional, Desenvolvimento, Território, Imprensa

Resumo

Qual a relação entre Desenvolvimento Regional, enquanto uma área de saber, e os meios de comunicação, em especial, a imprensa? Com base nesta questão, este trabalho tem por objetivo iniciar uma discussão que visa relacionar a chamada “grande imprensa” com a área do Desenvolvimento Regional, averiguando uma possível influência desta no tocante aos rumos e escolhas de padrões de desenvolvimento. Para tanto, descrevemos num primeiro momento a gênese do pensamento regional e sua introdução no Brasil a partir dos Programas de Pós-Graduação. O intuito é mapear os Programas de Pós-Graduação existentes no país e verificar se neles a imprensa tem sido ou já foi alvo de pesquisas em nível de mestrado ou doutorado. Num segundo momento, abordaremos algumas possibilidades metodológicas para o estudo com a imprensa escrita. Nossa análise concluiu que, enquanto a mídia foi criada para disseminar a comunicação livre e franca entre as pessoas, gradualmente ela fortaleceu-se e tornou-se peça institucional basilar em qualquer sociedade democrática enquanto arquiteta de subjetividades e formadora de opinião. Dessa forma, ela ganhou relevância política e força econômica, assumindo papel ativo na formação e desenvolvimento das regiões.

Biografia do Autor

Fausto Cheida Curadi, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Sócio-gerente da AMX Capital.

Leonardo Brandão, Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb)

Professor Titular do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB. Professor da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

Curadi, F. C., & Brandão, L. (2019). Desenvolvimento Regional e Imprensa: estado da arte e perspectivas teóricas. Desenvolvimento Em Questão, 17(46), 299–313. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.299-313

Edição

Seção

Artigos