Desenvolvimento Regional e Imprensa: estado da arte e perspectivas teóricas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.299-313Keywords:
Desenvolvimento regional, Desenvolvimento, Território, ImprensaAbstract
Qual a relação entre Desenvolvimento Regional, enquanto uma área de saber, e os meios de comunicação, em especial, a imprensa? Com base nesta questão, este trabalho tem por objetivo iniciar uma discussão que visa relacionar a chamada “grande imprensa” com a área do Desenvolvimento Regional, averiguando uma possível influência desta no tocante aos rumos e escolhas de padrões de desenvolvimento. Para tanto, descrevemos num primeiro momento a gênese do pensamento regional e sua introdução no Brasil a partir dos Programas de Pós-Graduação. O intuito é mapear os Programas de Pós-Graduação existentes no país e verificar se neles a imprensa tem sido ou já foi alvo de pesquisas em nível de mestrado ou doutorado. Num segundo momento, abordaremos algumas possibilidades metodológicas para o estudo com a imprensa escrita. Nossa análise concluiu que, enquanto a mídia foi criada para disseminar a comunicação livre e franca entre as pessoas, gradualmente ela fortaleceu-se e tornou-se peça institucional basilar em qualquer sociedade democrática enquanto arquiteta de subjetividades e formadora de opinião. Dessa forma, ela ganhou relevância política e força econômica, assumindo papel ativo na formação e desenvolvimento das regiões.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).