Análise da Competitividade Internacional do Agronegócio Brasileiro no Período de 2003 a 2013

Autores

  • Codjo Olivier Sossa Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Leandro Batista Duarte Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.59-78

Palavras-chave:

Índices de Competitividade. Commodities. Exportações. Brasil.

Resumo

Esta pesquisa busca analisar se o Brasil continua a possuir vantagem comparativa e competitividade no comércio internacional do agronegócio, no período de 2003 a 2013. Para isso foram analisadas as commodities negociadas na BM&F e as exportações aos Blocos Comerciais. Os dados foram calculados a partir dos diversos indicadores de comércio internacional do País, como os índices de Vantagem Comparativa Revelada (VCR), Vantagem Comparativa Revelada Simétrica (VCRS), Vantagem Relativa na Exportação (VRE) e Competitividade Revelada (CR). Também com o intuito de analisar o padrão de especialização através da vantagem comparativa foram calculados o Indicador de Contribuição ao Saldo Comercial (ICSC), o Índice de Concentração por Produtos das Exportações (ICP) e a Taxa de Cobertura (TC). Nos resultados, observou-se que o Brasil possui vantagem na exportação de praticamente todas as commodities analisadas, como o café, açúcar, carne de bovina e soja; e que suas competitividades estão em alta no comércio internacional. Em relação à competitividade no comércio, todos os produtos, exceto, o algodão e o milho, proporcionam saldos positivos na balança comercial da commodity.

Biografia do Autor

Codjo Olivier Sossa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Aluno do doutorado em Estatística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Leandro Batista Duarte, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutorando em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

Sossa, C. O., & Duarte, L. B. (2019). Análise da Competitividade Internacional do Agronegócio Brasileiro no Período de 2003 a 2013. Desenvolvimento Em Questão, 17(49), 59–78. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.59-78

Edição

Seção

Artigos