Simulação Baseada em System Dynamics para Avaliação de Cenários sobre Geração e Disposição de Resíduos Eletrônicos em uma Instituição de Ensino Superior

Autores

  • Ana Amélia Zwicker UFSM
  • Jardel Romeu Schneider UFSM
  • Gabriela Beltrame UFSM
  • Eugênio de Oliveira Simonetto UFSM
  • Mauri Leodir Löbler UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.357-372

Palavras-chave:

Lixo eletrônico; Reuso; Instituição de ensino superior.

Resumo

No presente trabalho, é proposto um modelo de simulação computacional, desde seu desenvolvimento até a sua validação, utilizando a metodologia System Dynamics. Esta técnica permitiu verificar e analisar os cenários acerca da compra de equipamentos eletrônicos nos últimos dez anos, geração e descarte de lixo eletrônico em uma Instituição de Ensino Superior utilizada como um caso para validar o modelo com dados reais. Com a utilização do modelo, pode-se concluir que, com uma simples adoção de uma taxa de reuso de 25% (vinte e cinco por cento), o quantitativo de lixo eletrônico relacionado a computadores e a impressoras reduz significativamente ao longo dos anos, cerca de 1/3 (um terço) quanto a impressoras, e mais do que a metade no tocante aos computadores. Desta forma, recomenda-se o estímulo à prática do reuso dos equipamentos eletrônicos, por meio de ações de conscientização e de campanhas de divulgação destinadas a toda a comunidade acadêmica da instituição pesquisada.

Biografia do Autor

Ana Amélia Zwicker, UFSM

Estuda Doutorado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui Mestrado e Graduação em Administração pela UFSM (2017 e 2008). Realizou Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012). Exerce o cargo de Administradora na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UFSM, atuando na área de capacitação de servidores docentes e técnico-administrativos em educação desde 2010. Profissionalmente, possui experiência na área de Administração - Gestão Pública, com ênfase em Gestão de Pessoas e Planejamento, e atualmente estuda o tema Tecnologia da Informação Verde (TI Verde) na academia.

Jardel Romeu Schneider, UFSM

Mestrado em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Administrador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Geral, Administração Pública, Organizações Públicas e Administração de Empresas, atuando em diversos temas, entre eles: Pesquisa Científica e Tecnológica, Administração Geral, Administração Pública, Organizações Públicas, Administração de Empresas, Mapeamento de Processos, Fluxogramação, Comunicação Interna, Direito Tributário, Benefícios Fiscais e Tributários, Importação, Administração Financeira, Análise de Investimentos (Bolsa de Valores e outros), Sistemas de Informação, Gestão de Projetos, Lixo Eletrônico, System Dynamics, Comportamento do Consumidor, Autopresentear, etc.

 

Gabriela Beltrame, UFSM

Bacharel em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do Núcleo de Pesquisas em Redes. Licenciada no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG) pela UFSM. Tem experiência em Administração atuando, especialmente, nos seguintes temas: Redes de Cooperação, Rotinas Organizacionais e Conhecimento. Tem experiência profissional em Administração e Administração Pública.

Eugênio de Oliveira Simonetto, UFSM

Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (1995), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Administração (Área: Sistemas de Informação e Apoio à Decisão) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e estágio pós-doutoral em Produção e Sistemas na Universidade do Minho (Portugal). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência na área de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de sistemas complexos e ambientais.

 

Mauri Leodir Löbler, UFSM

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Maria. Desde 2014 é Diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi Vice-Diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM de 2006 a 2014. Coordenador do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria no período de 1997 a 1999 e de 2005 a 2006. Chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM no período de 1999 a 2001. Já participou de mais de oitenta projetos de pesquisa, ensino e extensão com a temática em decisão, informação, administração e sistemas de informações. Líder do Tema 06 - Processo Decisório e Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) ? da área de ADI - Administração da Informação da ANPAD. Participante em três grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: Grupo de pesquisa Sistemas e Mercado. Instituição:UFSM; Grupo de pesquisa: Tecnologias da Informação e Decisão. Instituição:UFSM. Grupo de Pesquisa em Tomada de Decisão. Instituição:PUCRS; Avaliador de artigos da REAd (Revista Eletrônica de Administração editada pelo PPGA/EA/UFRGS), da Revista Brasileira de Gestão de Negócios, do International Journal of educational Administration and Policy Studies e da JISTEM (Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação), dentre outros.

 

Downloads

Publicado

2019-05-22

Como Citar

Zwicker, A. A., Schneider, J. R., Beltrame, G., Simonetto, E. de O., & Löbler, M. L. (2019). Simulação Baseada em System Dynamics para Avaliação de Cenários sobre Geração e Disposição de Resíduos Eletrônicos em uma Instituição de Ensino Superior. Desenvolvimento Em Questão, 17(47), 357–372. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.357-372

Edição

Seção

Artigos