Simulação Baseada em System Dynamics para Avaliação de Cenários sobre Geração e Disposição de Resíduos Eletrônicos em uma Instituição de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.357-372Palabras clave:
Lixo eletrônico; Reuso; Instituição de ensino superior.Resumen
No presente trabalho, é proposto um modelo de simulação computacional, desde seu desenvolvimento até a sua validação, utilizando a metodologia System Dynamics. Esta técnica permitiu verificar e analisar os cenários acerca da compra de equipamentos eletrônicos nos últimos dez anos, geração e descarte de lixo eletrônico em uma Instituição de Ensino Superior utilizada como um caso para validar o modelo com dados reais. Com a utilização do modelo, pode-se concluir que, com uma simples adoção de uma taxa de reuso de 25% (vinte e cinco por cento), o quantitativo de lixo eletrônico relacionado a computadores e a impressoras reduz significativamente ao longo dos anos, cerca de 1/3 (um terço) quanto a impressoras, e mais do que a metade no tocante aos computadores. Desta forma, recomenda-se o estímulo à prática do reuso dos equipamentos eletrônicos, por meio de ações de conscientização e de campanhas de divulgação destinadas a toda a comunidade acadêmica da instituição pesquisada.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).