Aprendizagem Empreendedora: conhecendo o passado e vislumbrando o futuro
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.247-275Palavras-chave:
Aprendizagem Empreendedora, Empreendedorismo, Aprendizagem, Levantamento Sistemático da LiteraturaResumo
Os questionamentos que surgiram no campo de estudo do empreendedorismo no final da década de oitenta incentivaram a realização de pesquisas que buscavam o entendimento do aprendizado no processo de empreender. Como resultado, inaugurou-se uma nova temática denominada de Aprendizagem Empreendedora (AE), que trouxe contribuições para a compreensão do empreendedorismo enquanto processo. Para descobrir como estão sendo conduzidos os estudos sobre esse tema no cenário nacional e internacional, realizou-se nesse artigo um levantamento sistemático da produção de conhecimento em diferentes bases acadêmicas de dados. O estudo foi realizado dentro de uma perspectiva histórica, permitindo que os resultados apontassem as possibilidades de pesquisas ainda não exploradas, principalmente no que se refere ao desenvolvimento de aproximações empíricas sobre a aprendizagem empreendedora na esfera nacional. Assim, visto que esse trabalho não olha somente para o passado, mas aponta para o futuro, salienta-se que o entendimento da aprendizagem empreendedora é um processo inacabado no que tange às pesquisas e sugere-se que se busque avançar na compreensão do processo de aprendizagem dos empreendedores investigando-o sob a perspectiva das prática sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.