O Desenvolvimento Regional na Estratégia da Política Externa do Governo Lula para a Integração da América do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.24.41-73Palabras clave:
Desenvolvimento Regional, Estratégia da Política Externa Brasileira, Processos de Integração, América do Sul, FOCEM,Resumen
Neste artigo analisa-se a perspectiva de desenvolvimento regional contida na estratégia da Política Externa rasileira no Governo de Luiz Inácio Lula da Silva para a integração na América do Sul. Primeiramente apresenta-se a temática do desenvolvimento regional em processos de integração e seus desafios, em seguida caracterizam-se os precedentes deste processo nas experiências de integração regional latino-americana, para depois apontar as inovações do Governo Lula, finalizando com a analise das possibilidades e limitações desta estratégia, à guisa de conclusão. Utiliza-ze uma abordagem predominantemente qualitativa, tendo como recorte temporal principal os anos de 2003 a 2010, tendo como base dados primários documentos oficiais do Governo brasileiro, do Mercosul e Unasul, além de entrevistas não estruturadas, bem como uma base secundária composta de refer6encias na área em estudo. A principal constatação do estudo é de que a estratégia de integração regional do Governo Lula inova fortemente o conteúdo de desenvolvimento regional no processo de integração sul-americana, buscando ser um país pagador e líder do processo, na direção de uma integração com menos impactos de desigualdades de desenvolvimento na região.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.