O Desenvolvimento Regional na Estratégia da Política Externa do Governo Lula para a Integração da América do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.24.41-73Keywords:
Desenvolvimento Regional, Estratégia da Política Externa Brasileira, Processos de Integração, América do Sul, FOCEM,Abstract
Neste artigo analisa-se a perspectiva de desenvolvimento regional contida na estratégia da Política Externa rasileira no Governo de Luiz Inácio Lula da Silva para a integração na América do Sul. Primeiramente apresenta-se a temática do desenvolvimento regional em processos de integração e seus desafios, em seguida caracterizam-se os precedentes deste processo nas experiências de integração regional latino-americana, para depois apontar as inovações do Governo Lula, finalizando com a analise das possibilidades e limitações desta estratégia, à guisa de conclusão. Utiliza-ze uma abordagem predominantemente qualitativa, tendo como recorte temporal principal os anos de 2003 a 2010, tendo como base dados primários documentos oficiais do Governo brasileiro, do Mercosul e Unasul, além de entrevistas não estruturadas, bem como uma base secundária composta de refer6encias na área em estudo. A principal constatação do estudo é de que a estratégia de integração regional do Governo Lula inova fortemente o conteúdo de desenvolvimento regional no processo de integração sul-americana, buscando ser um país pagador e líder do processo, na direção de uma integração com menos impactos de desigualdades de desenvolvimento na região.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).