Economia Circular: estudo de casos múltiplos em usinas de reciclagem no manejo de resíduos da construção civil

  • João Alexandre Paschoalin Filho Universidade Nove de Julho (Uninove)
  • Sueli Aparecida Frasson Universidade Nove Julho (Uninove)
  • Diego de Melo Conti Universidade Nove Julho (Uninove)
Palavras-chave: Usinas de reciclagem de entulho, Resíduos de construção civil, Sustentabilidade

Resumo

Com a função de reciclar os Resíduos da Construção Civil (RCC), as Usinas de Reciclagem de Entulho (URE) reduzem o impacto do setor no meio ambiente. Assim, é apresentada neste trabalho uma discussão acerca do papel das URE na promoção da Economia Circular no gerenciamento de resíduos da Construção Civil. Para tal, foi utilizada metodologia de estudos de casos múltiplos em sete URE situadas na região de São Paulo, bem como entrevistas com gestores das URE, com o Presidente da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição, além de engenheiros com experiência em obras civis. Conclui-se que as URE possuem potencial na promoção da Economia Circular, no entanto, apresentam limitações; destacam-se a falta de programas de qualidade dos agregados reciclados, utilização de métodos pouco eficientes de triagem, baixa qualificação de mão de obra, falta de esclarecimento ao mercado e ausência leis que incentivem uso dos resíduos em obras.

Biografia do Autor

João Alexandre Paschoalin Filho, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do Programa de mestrado em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Universidade Nove de Julho (Uninove).

Sueli Aparecida Frasson, Universidade Nove Julho (Uninove)

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Nove de Julho (Uninove)

Diego de Melo Conti, Universidade Nove Julho (Uninove)

Doutor em Administração pela Pontifície Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Universidade Nove de Julho (Uninove).

Publicado
2019-10-17
Como Citar
Paschoalin Filho, J., Frasson, S., & Conti, D. (2019). Economia Circular: estudo de casos múltiplos em usinas de reciclagem no manejo de resíduos da construção civil. Desenvolvimento Em Questão, 17(49), 136-157. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.136-157
Seção
Artigos