Economia Circular: estudo de casos múltiplos em usinas de reciclagem no manejo de resíduos da construção civil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.136-157Palabras clave:
Usinas de reciclagem de entulho, Resíduos de construção civil, SustentabilidadeResumen
Com a função de reciclar os Resíduos da Construção Civil (RCC), as Usinas de Reciclagem de Entulho (URE) reduzem o impacto do setor no meio ambiente. Assim, é apresentada neste trabalho uma discussão acerca do papel das URE na promoção da Economia Circular no gerenciamento de resíduos da Construção Civil. Para tal, foi utilizada metodologia de estudos de casos múltiplos em sete URE situadas na região de São Paulo, bem como entrevistas com gestores das URE, com o Presidente da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição, além de engenheiros com experiência em obras civis. Conclui-se que as URE possuem potencial na promoção da Economia Circular, no entanto, apresentam limitações; destacam-se a falta de programas de qualidade dos agregados reciclados, utilização de métodos pouco eficientes de triagem, baixa qualificação de mão de obra, falta de esclarecimento ao mercado e ausência leis que incentivem uso dos resíduos em obras.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).