Economia Criativa e Inovação Social: uma análise a partir de uma comunidade de artesãos cearenses

Autores

  • Juliana Cristina Gallas Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
  • Alcineide Aguiar Pimenta Faculdade Luciano Feijão, Sobral-CE
  • Claudio Reis Gonçalo Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
  • Renato Buchele Rodrigues Universidade do Vale de Itajaí (Univali)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.176-190

Palavras-chave:

Economia Criativa; Inovação Social; Artesanato.

Resumo

A Economia Criativa ganha força por promover vantagens competitivas através da criatividade e de características culturais próprias de uma região. Uma das áreas da Economia Criativa é o artesanato, reconhecido como meio de manifestação cultural e criativa. Considerando que este tipo de economia baseia-se em ativos criativos, que estimulam a geração de emprego e renda, a exportação de ganhos e conhecimento e promove a inclusão social, esse trabalho visa analisar como a Economia Criativa gera Inovação Social por meio do artesanato. Definiu-se como objeto de estudo empírico um grupo de artesãos cearenses. A metodologia adotada foi o estudo de caso, com a realização de entrevistas e observações diretas. Foi entrevistado o artesão líder da comunidade e uma analista do SEBRAE. Os resultados revelaram que a Economia Criativa está diretamente ligada às atividades que implementam em seus processos a criatividade, tornando-os um modelo de negócio diferenciado. O artesanato desenvolvido por este grupo tem a participação de todos os artesãos e o resultado se transforma em ganhos coletivos para a região. Com base nos dados coletados, constatou-se que o modelo de organização dos artesãos se qualifica como um negócio criativo e gera Inovação Social para a comunidade.

Biografia do Autor

Juliana Cristina Gallas, Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Professora da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Alcineide Aguiar Pimenta, Faculdade Luciano Feijão, Sobral-CE

Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004), pós graduação em Recursos Humanos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2006), Mestre em Administração - Minter UNIVALI e Faculdade Luciano Feijão (2017). Atualmente é professora da Faculdade Luciano Feijão e do Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.

Claudio Reis Gonçalo, Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Renato Buchele Rodrigues, Universidade do Vale de Itajaí (Univali)

Doutor em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). 

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

Gallas, J. C., Pimenta, A. A., Gonçalo, C. R., & Rodrigues, R. B. (2019). Economia Criativa e Inovação Social: uma análise a partir de uma comunidade de artesãos cearenses. Desenvolvimento Em Questão, 17(49), 176–190. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.176-190

Edição

Seção

Artigos