Economia Criativa e Inovação Social: uma análise a partir de uma comunidade de artesãos cearenses
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.176-190Palabras clave:
Economia Criativa; Inovação Social; Artesanato.Resumen
A Economia Criativa ganha força por promover vantagens competitivas através da criatividade e de características culturais próprias de uma região. Uma das áreas da Economia Criativa é o artesanato, reconhecido como meio de manifestação cultural e criativa. Considerando que este tipo de economia baseia-se em ativos criativos, que estimulam a geração de emprego e renda, a exportação de ganhos e conhecimento e promove a inclusão social, esse trabalho visa analisar como a Economia Criativa gera Inovação Social por meio do artesanato. Definiu-se como objeto de estudo empírico um grupo de artesãos cearenses. A metodologia adotada foi o estudo de caso, com a realização de entrevistas e observações diretas. Foi entrevistado o artesão líder da comunidade e uma analista do SEBRAE. Os resultados revelaram que a Economia Criativa está diretamente ligada às atividades que implementam em seus processos a criatividade, tornando-os um modelo de negócio diferenciado. O artesanato desenvolvido por este grupo tem a participação de todos os artesãos e o resultado se transforma em ganhos coletivos para a região. Com base nos dados coletados, constatou-se que o modelo de organização dos artesãos se qualifica como um negócio criativo e gera Inovação Social para a comunidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).