Artesanato, Identidade Cultural e Mercado Simbólico: dinâmica da Vila Progresso em Caçapava do Sul-RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.191-208Palavras-chave:
Artesanato, Comercialização, Cultura, SimbologiasResumo
As pesquisas sobre os elementos culturais e simbólicos que compõem os diferentes territórios têm ganhado destaque nas ciências sociais. No contexto do pampa gaúcho destaca-se os estudos sobre os saberes tradicionais das comunidades rurais e as dinâmicas comerciais dos artigos artesanais, como as confecções produzidas artesanalmente em lã. Destaca-se que a produção artesanal pode estar relacionada aos aspectos tradicionais de uma determinada região, “re”produzindo elementos identitários de uma cultura através da confecção e comercialização de produtos simbólicos. Para compreender tais questões, tomou-se por base a dinâmica comercial dos produtos artesanais confeccionados pelos artesãos da comunidade rural da Vila Progresso em Caçapava do Sul – RS. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo entender como se desenvolveu a dinâmica comercial dos artigos artesanais produzidos e comercializados no local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).