Facilitação de Valor, Valor de Uso e Satisfação de Clientes como Determinantes da Intenção de Recompra no Contexto de uma Instituição de Ensino Superior

Palavras-chave: Facilitação de Valor. Valor de Uso. Satisfação de Clientes. Intenção de Recompra. Serviços Educacionais.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi o de desenvolver, testar e validar um Modelo Teórico que contemplasse os construtos determinantes da Intenção de Recompra. O estudo foi desenvolvido no contexto de uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada na Serra Gaúcha. Aplicou-se um estudo quantitativo, por meio de uma pesquisa do tipo survey com 316 alunos. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados evidenciaram que a Facilitação de Valor influencia positivamente o Valor de Uso e a Satisfação de Clientes, que o Valor de Uso influencia positivamente a Satisfação de Clientes e a Intenção de Recompra e, a Satisfação de Clientes influencia positivamente a Intenção de Recompra. Além disso, foi evidenciado o efeito da moderação do tempo de curso do aluno na relação entre o Valor de Uso e a Intenção de Recompra, contribuindo para a literatura existente em um contexto educacional.

Biografia do Autor

Gabriel Sperandio Milan, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Engenharia de Produção - Sistemas de Qualidade - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor  do Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha (CESF) e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Lidiane Campos da Cunha, ON.LAB Estúdio Digital Ltda

Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Diretora de Marketing do ON.LAB Estúdio Digital Ltda.

Luciene Eberle, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em Administração pela Associação Ampla entre Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Deonir de Toni, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Administração e Direção de Empresas pela Universit Politècnica de Catalunya (Espanha). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Publicado
2019-10-17
Como Citar
Milan, G., Cunha, L., Eberle, L., de Toni, D., & Olea, P. (2019). Facilitação de Valor, Valor de Uso e Satisfação de Clientes como Determinantes da Intenção de Recompra no Contexto de uma Instituição de Ensino Superior. Desenvolvimento Em Questão, 17(49), 367-385. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.367-385
Seção
Artigos