Desenvolvimento: ambigüidades de um conceito difuso
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2004.3.9-26Resumo
Durante as últimas cinco décadas o termo
desenvolvimento ocupou um lugar de destaque nas Ciências Sociais e Econômicas, na discussão política, na mídia e nas políticas públicas. Apesar disso, nunca houve unanimidade em torno deste conceito e, principalmente, em torno das formas pelas quais o desenvolvimento pode ou deve ser fomentado. Este artigo busca explicitar, mediante uma abordagem epistêmico-sistemática, diferentes nuances, elementos e aspectos relacionados ao conceito de desenvolvimento, tomando como referência as categorias e terminologias que a Biologia explicita em relação aos processos de mudança. A observação de distinções, relações e mecanismos que ocorrem na dimensão biótica podem contribuir significativamente na definição e na dinâmica de processos de mudanças sociais e econômicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).