Grau de Transparência Pública nas Empresas Estatais do Sul do Brasil

Palavras-chave: transparência pública, acesso à informação, portais eletrônicos, estatais.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o grau de aderência aos requisitos de transparência e acesso à informação nos portais eletrônicos das empresas estatais pertencentes aos governos dos estados do Rio Grande do Sul (RS), Paraná (PR) e Santa Catarina (SC). A partir de uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental, foi possível evidenciar que as estatais do PR atingiram 76% de aderência à transparência, seguida pelas estatais do RS e de SC, com 64% e 62%, respectivamente. Ainda, 68% da amostra observa as exigências requeridas para os sítios eletrônicos, sendo classificadas como de médio grau de aderência. No entanto, ainda não há aderência plena, nem mesmo alto grau de aderência para todos os indicadores analisados, demonstrando que a fiscalização dos portais eletrônicos precisa ser mais efetiva.

Biografia do Autor

Márcia Bianchi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Sibely Rodrigues Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Vanessa Noguez Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Aluna do curso de mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado
2020-04-24
Como Citar
Bianchi, M., Machado, S., & Machado, V. (2020). Grau de Transparência Pública nas Empresas Estatais do Sul do Brasil. Desenvolvimento Em Questão, 18(51), 129-146. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.129-146
Seção
Artigos